Questão 134434

Biologia · 2025

Questão

ID 134434

Disciplina: Biologia

Assunto: Nematelmintos

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


O dimorfismo sexual em Ascaris lumbricoides é acentuado, com as fêmeas sendo significativamente maiores que os machos. As extremidades posteriores dos machos e fêmeas também apresentam distinções morfológicas importantes para a reprodução.

Sobre a morfologia e reprodução em A. lumbricoides:

I. A extremidade posterior do macho é curvada em gancho e possui os espículos copulatórios, usados para transferir esperma para a fêmea.

II. A fêmea adulta possui útero, ovários e um orifício genital (vulva) localizado no terço anterior do corpo.

III. O macho e a fêmea vivem acasalados no intestino delgado e morrem após a cópula e a desova (semelhante ao *Schistosoma*).

IV. A fertilização ocorre no intestino da fêmea, e os ovos fertilizados são liberados envoltos por uma camada externa mamelonada, garantindo sua resistência no ambiente.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas da questão 134434
Pular para o conteúdo principal