Questão
ID 1343891Disciplina: Odontologia
Assunto: Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
Ano: 2014 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
A saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais (PNE) ainda é alarmante na atualidade e, associada à grande dificuldade em se realizer o tratamento odotológico. Considerando-se o tipo de paciente e de sua patologia, constitui um desafio aos cirurgiões-dentistas (HADDAD, 2007). Analise as afirmativas a seguir sobre o tema e assinale a alternative correta.
I. Os PNE apresentam uma baixa incidência de doença periodontal, principalmente os indivídos com comprometimento neuromotor ou neuropsicomotor, por suas deficiências nas habilidades cognitivas e motoras.
II. O tratamento endodôntico nos PNE apresenta as mesmas indicações, contra-indicações e técnicas aplicadas em indivíduos normorreativos.
III. Próteses fixas, removíveis e totais não podem ser confeccionadas para nenhum tipo de PNE.
IV. Os procedimentos cirúrgicos realizados nos PNE ambulatorialmente sob anestesia local estão condicionados aos casos nos quais as condições sistêmicas estejam compensadas ou controladas, casos de indivíduos colaboradores, e principalmente intervenções cirúrgico-odontológicas de pequeno porte.
Estão corretas as afirmativas: