Questão 134340

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 134340

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Semana de Arte Moderna de 1922

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


A 'Revolução Caraíba', proposta no Manifesto, é um convite à subversão da história. Ela se baseia na ideia de que os povos originários do Brasil possuíam uma forma superior de conhecimento e organização que foi sufocada pelo colonizador. Sobre a natureza dessa 'revolução' e suas implicações para a arte, considere:

I. O objetivo da 'Revolução Caraíba' é a criação de uma arte 'sem preconceitos de formas' e sem a 'fatalidade' do tempo linear europeu.

II. A Antropofagia é a única forma de 'comunhão' socialmente aceita no Brasil, uma vez que o Movimento Comunista e outras ideologias coletivistas foram refutados pelo Manifesto.

III. A 'Revolução' implica a retomada do pensamento mítico em oposição ao pensamento lógico, buscando uma realidade onírica e a 'liberação' do homem sob o ponto de vista do prazer.

IV. A 'Revolução Caraíba' é indissociável da figura do 'matriarcado de Pindorama', que exalta o papel da mulher indígena como a verdadeira líder espiritual e política do novo Brasil.

Alternativas da questão 134340
Pular para o conteúdo principal