Questão 134261

Biologia · 2025

Questão

ID 134261

Disciplina: Biologia

Assunto: Platelmintos

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


A Esquistossomose Mansônica é uma patologia que se manifesta em fases distintas: a fase aguda (inicial) e a fase crônica (tardia). A patogênese principal não é causada pelo verme adulto em si, mas pela resposta imunológica do hospedeiro aos ovos do parasita, que ficam retidos nos tecidos, especialmente no fígado e intestino, causando granulomas (reações inflamatórias crônicas).

Com base na patogênese da Esquistossomose:

I. A 'barriga-d'água' (ascite) é uma manifestação da fase crônica, resultante da hipertensão portal causada pela fibrose peri-portal (fibrose de Symmers) devido aos granulomas hepáticos.

II. A migração dos esquistossômulos pelos pulmões e sua chegada ao sistema porta-hepático caracterizam a fase aguda da doença.

III. O medicamento Praziquantel atua eliminando a forma adulta do verme, mas não tem efeito significativo sobre os granulomas já formados.

IV. A penetração da cercária na pele causa uma dermatite transitória, conhecida como 'dermatite cercariana', marcando o início da infecção.

Estão TODAS corretas:

Alternativas da questão 134261
Pular para o conteúdo principal