Questão
ID 1341630Disciplina: Medicina
Assunto: Hipertireoidismo e Doença de Graves
Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas
Uma mulher com 32 anos de idade procurou o consultório médico com queixas de nervosismo intenso, iniciado há 3 semanas, labilidade emocional, perda de peso, apesar de aumento do apetite, e tremor nas mãos. Há 4 dias, passou a apresentar palpitações taquicárdicas associadas a sensação de escurecimento visual quando realiza atividades físicas moderadas. O exame mostrou taquicardia, pressão arterial normal, pele quente, lisa e sudorética e cabelos finos. A tireóide apresentou aumento difuso — duas vezes o tamanho normal — e sopro. A ausculta revelou ritmo cardíaco bastante irregular, ausência de sopros e pulmões limpos.
Com base no quadro clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O achado de ondas P ausentes, intervalos RR irregulares, freqüência ventricular média de 120 bpm e freqüência atrial de 360 bpm no registro eletrocardiográfico convencional é compatível com a condição clínica apresentada.