Questão 1301152

Medicina · 2022

Questão

ID 1301152

Disciplina: Medicina

Assunto: Toxicologia Ocupacional

Ano: 2022 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios


Texto 1

A guarda civil municipal de uma determinada cidade conta com 620 servidores e, ao analisar os dados de morbidade desse setor, o serviço médico da prefeitura verificou, no último mês, um aumento de 10% dos casos novos de servidores com diagnósticos de doenças do capítulo V da CID 10 (transtornos mentais e comportamentais – F00 a F99), perfazendo um total de 165 casos.



O cultivo extensivo de monoculturas em latifúndios faz com que o Brasil esteja entre os maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. A contaminação ambiental, a exposição de trabalhadores e o consumo de alimentos contaminados vêm se tornando um sério problema de saúde pública no país, agravado recentemente com a liberação do uso de diversos pesticidas, incluindo produtos que são proibidos em outros países. Grande parte dos casos de intoxicações agudas e crônicas por agrotóxicos são subnotificados por falta da correlação do quadro clínico com a exposição.

Entre os inseticidas utilizados para fins agrícolas estão os organofosforados, cuja intoxicação aguda é caracterizada por:

Alternativas da questão 1301152
Pular para o conteúdo principal