Questão 1299868

Medicina · 2015

Questão

ID 1299868

Disciplina: Medicina

Assunto: Anemias Nutricionais ou Metabólicas

Ano: 2015 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios


Uma criança de um ano e seis meses de idade em consulta de puericultura foi avaliada por um médico pediatra que verificou no prontuário que ela havia nascido de parto normal, porém prematura, ficando internada por trinta dias para ganho de peso. A criança foi amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e, após esse período, a mãe, por conta própria, iniciou a administração de mamadeira com leite de vaca. A mãe relatou que a criança ingeria diariamente cerca de cinco mamadeiras de leite de vaca e não aceitava bem a alimentação de sal. O resultado do teste do pezinho, apresentado pela mãe, foi normal. O médico solicitou que fosse feito o hemograma dessa paciente. Os resultados parciais do exame foram: hemoglobina = 8,4; VCM = 60; HCM = 19; e RDW = 18%.

No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.



O tratamento indicado para a paciente desse caso clínico é a prescrição de ferro elementar na dose de 2 mg/kg/dia pelo período de quarenta e cinco dias.

Alternativas da questão 1299868
Pular para o conteúdo principal