Questão 1299664

Medicina · 2015

Questão

ID 1299664

Disciplina: Medicina

Assunto: Glomerulonefrite Aguda Pós-Infecciosa

Ano: 2015 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios


Um paciente assintomático de quarenta e um anos de idade foi encaminhado para avaliação devido à presença de microhematúria. Ele relatou que, havia quatro anos, foi submetido à tomografia computadorizada de abdome total, além de citologia urinária e citoscopia com pielografia retrógrada também devido a um quadro de hematúria, após ter sido tratado de uma infecção do trato urinário. Na ocasião, todos esses exames demonstraram resultados normais. Ele não apresentou comorbidades ou histórico familiar de doença renal e não foram encontradas anormalidades ao exame físico. Os exames laboratoriais revelaram glicose = 106 mg/dL; creatinina = 1,8 mg/dL; proteinúria de 24 horas = 2,1 g; e análise de urina com hematúria 3+. Os demais resultados foram normais: velocidade de hemossedimentação; testes de anticorpos antinucleares; anticorpos antimieloperoxidase e proteinase 3; eletroforese de proteínas e sorologias para hepatites e HIV.

A respeito do caso clínico apresentado, julgue os próximos itens.



A hipótese mais provável é de nefropatia por imunoglobulina A (IgA). A confirmação diagnóstica só pode ser feita por meio de biópsia renal com imunofluorescência ou por estudos de imunoperoxidase para detectar depósitos de imunoglobulina A (IgA).

Alternativas da questão 1299664
Pular para o conteúdo principal