Questão 1298758

Medicina · 2008

Questão

ID 1298758

Disciplina: Medicina

Assunto: Doenças Cardiovasculares Pediátricas

Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios


Na prática médica, freqüentemente, o pediatra encontra situações clínicas relativas ao aparelho cardiovascular que devem ser resolvidas por ele primeiramente e depois encaminhadas ao especialista. Acerca dos distúrbios cardiológicos em crianças, cada um dos próximos itens apresenta um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.



Um pediatra auscultou um sopro contínuo em foco aórtico acessório, com B2 hiperfonética, sem outras manifestaçõesou sinais, em um recém-nascido de termo, adequado para aidade, nascido de parto eutócico, vigoroso, aparentemente bem, que apresentou no primeiro exame físico, com 1 hora de vida, o precórdio calmo e o íctus situado no quarto espaço intercostal, na linha hemiclavicular.

Nessa situação, o pediatra deve chegar ao diagnóstico clínico de canal arterial patente

, e a criança deve ser apenas observada clinicamente.

Alternativas da questão 1298758
Pular para o conteúdo principal