Questão
ID 1298024Disciplina: Medicina
Assunto: Pancreatite Aguda
Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Uma mulher casada, com IMC de 29, foi internada no pronto-socorro com quadro clínico de dor abdominal e vômitos. Após a avaliação clínica e a realização de alguns exames laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de pancreatite aguda. A ecografia abdominal revelou a presença de microcálculos na vesícula biliar e de colédoco com diâmetro normal.
Acerca do quadro clínico acima e de conhecimentos correlatos, julgue os itens seguintes.
A ressonância magnética das vias biliares é um excelente método para avaliar as vias biliares, com excelente sensibilidade e especificidade, sendo utilizada como exame inicial na avaliação de pacientes com suspeita de doença biliar. No entanto, a CPRE permanece como um procedimento que permite estabelecer o diagnóstico e apresenta o potencial de realizar terapia.