Questão
ID 1297429Disciplina: Odontologia
Assunto: Antimicrobianos (Antibióticos e Antifúngicos)
Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
A necessidade de manejo adequado e racional de antimicrobianos é crescente, pois um dos grandes problemas relativos ao uso indiscriminado desses medicamentos é a seleção de microrganismos multirresistentes, o que limita as possibilidades terapêuticas e aumenta as taxas de letalidade, assim como os custos do tratamento. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, relativa ao uso de antimicrobianos.
Uma criança de 12 anos de idade, com diagnóstico de dupla lesão mitral reumática, será submetida a extração dentária. Nessa situação, como forma de prevenção primária de endocardite infecciosa, as diretrizes nacionais e internacionais recomendam que a criança receba, por via intramuscular, ampicilina associada a gentamicina, 30 minutos antes do procedimento dentário e 6 horas após a extração.