Questão 1295943

Enfermagem · 2023

Questão

ID 1295943

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Insuficiência Cardiaca

Ano: 2023 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Espírito Santo


Um homem de 56 anos de idade foi internado, há dois dias, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), após apresentar quadro de angina e hipertensão. Ele tem história de doença coronariana e diabetes. Ao exame de angiografia coronariana, não foi constatada estenose significativa, no entanto, observou-se que tem havido evolução com retinopatia e nefropatia diabética concomitante. Decorridos esses dois primeiros dias de internação na UTI, ele se encontra, no momento, consciente; com diminuição do débito urinário (200 mL em 24 horas); temperatura corporal axilar de 36 ºC; 58 bpm; pressão arterial de 110 mmHg × 65 mmHg; 16 irpm; sem queixas álgicas (chegou a 8 na escala visual de dor durante a admissão). À ausculta pulmonar, apresentou murmúrio vesicular fisiológico, ausência de sopros ou atrito na ausculta cardíaca. Tem abdome flácido com ruídos hidroaéreos normais. Nos exames laboratoriais, as enzimas cardíacas apresentaram-se normais e as concentrações séricas de ureia e creatinina elevadas (na admissão, a creatinina já se apresentava elevada — de 1,7 mg/dL passou para 2,9 mg/dL, com ureia de 148 mg/dL). Está em uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), betabloqueadores e ácido acetilsalicílico, além de infusão venosa de nitroglicerina.

Com referência ao caso clínico apresentado, julgue os próximos itens.



O paciente em questão deve ser monitorado rigorosamente, com o intuito de identificar sinais de complicações, como alterações na frequência cardíaca e no ritmo cardíaco, ou o surgimento de terceira bulha — melhor auscultada com a campânula do estetoscópio —, sinal precoce de insuficiência ventricular.

Alternativas da questão 1295943
Pular para o conteúdo principal