Questão 1295843

Medicina · 2023

Questão

ID 1295843

Disciplina: Medicina

Assunto: Exames Complementares em Reumatologia

Ano: 2023 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Espírito Santo


José, de 32 anos de idade, compareceu ao ambulatório com quadro de artrite em algumas articulações interfalangeanas proximais nas duas mãos e dor na região da articulação metatarsofalangeana do hálux direito. Referiu que havia cerca de três meses vinha apresentando quadro de inflamação em várias articulações, envolvendo interfalangeanas de mãos e pés, coluna cervical e joelhos, e que tem apresentado rigidez matinal de cerca de 40 minutos.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.



Os primeiros exames laboratoriais a serem solicitados para José devem incluir prova de atividade inflamatória, fator reumatoide e dosagem de anticorpos contra peptídeos citrulinados cíclicos.

Alternativas da questão 1295843
Pular para o conteúdo principal