Questão 1294304

Enfermagem · 2011

Questão

ID 1294304

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Transtorno Bipolar

Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Espírito Santo


Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico para atendimento apresentando comportamento eufórico e expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição, além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora, emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso, chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e manteve esse comportamento por uma semana, como também comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições, além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.



O fato de o paciente em tela demonstrar forte atração sexual pelo seu técnico de referência e dizer a outro profissional que o técnico é que está interessado nele é um exemplo claro do mecanismo de defesa denominado negação.

Alternativas da questão 1294304
Pular para o conteúdo principal