Questão 126204

Biologia · 2025

Questão

ID 126204

Disciplina: Biologia

Assunto: Recursos Hídricos

Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal


Em determinada região, será construído um poço tubular. Por demandas do projetista, será necessário estimar a vazão de extração de água subterrânea antes da construção do poço. Para tanto, deve-se utilizar a equação dada pela Lei de Darcy (Q = K × A × i), que expressa a vazão (Q) que um aquífero poroso pode fornecer a partir do conhecimento da área (A) que o fluxo atravessa, do gradiente hidráulico (i) e da condutividade hidráulica (K).


Considerando a situação hipotética precedente e que 1 m3 corresponde a 1.000 litros, assinale a opção que indica a vazão estimada para o poço em apreço, se K = 0,0005 m/s, A = 30,0 m2, ΔH = 20 m e L = 5 m.

Alternativas da questão 126204
Pular para o conteúdo principal