Questão
ID 125730Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Linguagem Mista (Verbo-Visual)
Ano: 2022 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Prefeitura Municipal de Bom Conselho
Ler e escrever têm se tornado, cada vez mais, uma ação integrada. Bruns (2007) empregava o termo produsage para se referir às ações dos usuários da internet, especialmente em blogs e outros espaços de interação multimodal, quando eles liam e participavam, transformando a escrita em uma reação contínua, quase natural, de quem navega pela web. Nesse contexto, a produção de textos multimodais precisa estar tão à nossa disposição quanto a leitura. As novas tecnologias podem incrementar nossas habilidades, o que não nos dispensa de desenvolver essas habilidades de seleção de modos e recursos expressivos tanto quanto em qualquer época. Fazendo uma analogia, embora não tão feliz quanto o termo de Bruns, vivemos o tempo de escreler em múltiplas linguagens.
(RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021, p. 17)
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possibilitaram uma nova realidade das relações entre leitura e escrita. Muitos estudos sobre textos multimodais estão sendo desenvolvidos, o que acarreta novas práticas escolares nas aulas de Língua Portuguesa.
Qual das alternativas abaixo apresenta o conceito de textos multimodais preconizado pela BNCC?