Questão 1249768

Engenharia Civil · 2014

Questão

ID 1249768

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações

Ano: 2014 Banca: FAURGS - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Órgão: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul


Em relação às recomendações sobre fundações superficiais, rasas ou diretas, contidas na NBR 6.122 “Projeto e execução de fundações”, considere as afirmações abaixo.

I - O dimensionamento geotécnico de uma fundação superficial, solicitada por carregamento excêntrico, deve ser feito considerando-se que o solo é um elemento não resistente à tração. No dimensionamento, a área comprimida deve ser de, no mínimo, ½ da área total. A tensão máxima na borda deve ser menor ou igual à tensão admissível do solo, ou tensão resistente de projeto.

II - O fundo da cava deve ser regularizado com concreto não estrutural, em espessura mínima de 5cm. A superfície final deve resultar plana e horizontal. Havendo necessidade de aprofundar a cava da sapata, a diferença entre a cota de assentamento prevista em projeto e a cota executada poderá ser preenchida com concreto de resistência característica igual ou superior a 10MPa, tomando- se o cuidado de preencher todo o fundo da cava e não somente a área de projeção da sapata.

III - Na divisa com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade mínima não deverá ser inferior a 1,5m. No caso de fundações próximas, porém situadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que passa pelos seus bordos deverá ter, com a vertical, uma inclinação mínima de 60º no caso de rochas, 45º no caso de solos resistentes e 30º no caso de solos pouco resistentes.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 1249768
Pular para o conteúdo principal