Questão 122706

Língua Portuguesa · 2023

Questão

ID 122706

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Advérbio de Dúvida

Ano: 2023 Banca: IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal Órgão: Prefeitura Municipal de Bertioga


O texto a seguir será utilizado na resolução das questões de 1 a 7.


I. Com base em dados de dois questionários respondidos por 1.750 voluntários, pesquisadores brasileiros identificaram um conjunto de características que tornam uma pessoa mais propensa a desenvolver transtornos mentais associados à imagem corporal e à alimentação. De acordo com o estudo, o problema afeta principalmente as mulheres, os mais jovens, os consumidores de suplementos fitness ou de substâncias farmacológicas para mudar a forma corporal. Também entram na lista os adeptos de dietas restritivas, os sedentários, as pessoas com diagnóstico de obesidade ou sobrepeso e que fazem uma avaliação ruim da própria alimentação.

II. O levantamento foi conduzido por pesquisadores das universidades Estadual Paulista (Unesp) e Federal de Alfenas (Unifal) e recebeu financiamento da FAPESP. Os resultados foram divulgados na revista Environmental Research and Public Health.

III. Segundo os autores, conhecer o perfil dos indivíduos mais vulneráveis a esse tipo de transtorno do corpo pode subsidiar estratégias preventivas e de promoção da saúde.

IV. "Há uma preocupação mundial com doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, que afetam a saúde da população em grande proporção. Porém, existem outras condições, como os transtornos alimentares, que são subdiagnosticados e desconsiderados, embora também afetem substancialmente a saúde das pessoas. É preciso levar em conta que uma relação ruim com a comida pode anteceder uma série de problemas físicos e mentais”, alerta Wanderson Roberto da Silva, professor da Unifal e coautor do artigo.


Estudo descreve perfis propensos a transtornos de imagem e alimentação" Compilado Maria Fernanda Ziegler.

Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/sociedade/comportamento/noticia/2023/05/estudo-descreve-perfis-propensos-a-transtornos-de-imagem-e-alimentacao.ghtml]. Publicado e consultado em 7.5.2023

Avalie a classificação morfológica dos termos sublinhados, no contexto em que estão inseridos.


I. "pesquisadores brasileiros identificaram um conjunto de características" - substantivo.

II. "o problema afeta principalmente" - advérbio.

III. "Segundo os autores" - preposição.

IV. "em grande proporção" - adjetivo.


A classificação atribuída está correta:

Alternativas da questão 122706
Pular para o conteúdo principal