Questão 1218442

Geografia · 2008

Questão

ID 1218442

Disciplina: Geografia

Assunto: China

Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Superior Tribunal de Justiça


Declarações sem qualquer fundamentação técnica tentaram em vão fazer uma relação direta entre a produção de biocombustíveis e o aumento do preço dos alimentos. Há inúmeros fatos que refutam tais afirmações. Há, hoje, uma crescente demanda no consumo de alimentos, impulsionada por países como China e Índia, concomitante a um aumento da população mundial e a uma elevação de renda dos países emergentes. Outro ponto que interfere nos custos dos alimentos é o preço do petróleo, matéria-prima para grande parte dos combustíveis utilizados no maquinário agrícola, no transporte de alimentos e na produção de fertilizantes.

Marcelo S. D. Junqueira. Quem é o vilão? In: Jornal do Brasil, caderno Brasília, 3/9/2008, p. R3 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.



China e Índia se assemelham não apenas quanto ao desenvolvimento econômico, mas também se identificam na adoção de regimes políticos claramente autoritários.

Alternativas da questão 1218442
Pular para o conteúdo principal