Questão
ID 1204898Disciplina: Conhecimentos Bancários
Assunto: CETIP / B3 (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos)
Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Senado Federal
A CETIP é a entidade escolhida pela FEBRABAN como prestadora de serviços de operacionalização da clearing de pagamentos, que está sendo constituída para adaptar o fluxo de pagamentos no sistema bancário às normas do novo sistema de pagamentos brasileiro. A CETIP proverá os sistemas, os centros de processamento e o suporte de informática necessários à operação da nova empresa.
O modelo conceitual adotado pela clearing de pagamentos da FEBRABAN é o mesmo que está sendo implantado este ano nos Estados Unidos da América pelo Clearing House Interbank Payments Systems (CHIPS). O novo sistema, denominado CHIPS 2001, eliminou a necessidade do estabelecimento de limites bilaterais de crédito, reunindo as vantagens da certeza imediata da liquidação dos pagamentos em reserva bancária com o menor custo de transação do processamento por lotes.
A clearing de pagamentos da FEBRABAN está também integralmente de acordo com as especificações estabelecidas pelo Relatório Lamfalussy, documento que reúne os padrões recomendados pelo Bank for International Settlements (BIS) (Banco para Compensações Internacionais) para o projeto e para a operação de sistemas de compensação e liquidação.
Para atender à operação da clearing, a CETIP está criando três centros de processamento de dados, sendo dois no Rio de Janeiro e o terceiro em São Paulo. O centro principal ficará na sede da CETIP, no Rio de Janeiro; o segundo, também localizado no Rio de Janeiro, estará capacitado para atuar como hot stand-by; o centro de processamento em São Paulo será warm stand-by.
Internet:<http://www.cetip.com.br> (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, a propósito da CETIP.
Os ativos e contratos registrados na CETIP representam quase a totalidade dos títulos e valores mobiliários privados de renda fixa, além de derivativos, dos títulos emitidos por estados e municípios e do estoque de papéis utilizados como moedas de privatização, de emissão do Tesouro Nacional.