Questão 1190168

Fonoaudiologia · 2019

Questão

ID 1190168

Disciplina: Fonoaudiologia

Assunto: Atuação Fonoaudiológica em UTI

Ano: 2019 Banca: CEFETBAHIA - Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Bahia Órgão: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia


A traqueostomia é indicada quando há obstrução da via aérea, retenção de secreção e outras insuficiências respiratórias. Esta intervenção compromete a anatomia e a fisiologia de sistemas envolvidos na respiração, comunicação e alimentação.

Considerando o impacto da traqueostomia na fonação e deglutição, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As alterações vocais em pacientes traqueostomizados ocorrem devido ao aumento da pressão infraglótica e consequente comprometimento da mobilidade e força da musculatura intrínseca da laringe.

( ) A intubação prolongada está associada a alterações da mecânica fonatória, as quais permanecem após a extubação, sendo potencializadas pelas modificações decorrentes da presença da cânula de traqueostomia.

( ) O balão insuflado pode comprometer a fase esofágica da deglutição, mesmo após a desinsuflação deste, pois a dificuldade no trânsito do alimento no esôfago pode permanecer em função da dilatação promovida pelo balão.

( ) A presença da traqueostomia reduz a pressão e a quantidade do fluxo aéreo, comprometendo o reflexo de tosse e, consequentemente, aumentando o risco de aspiração pela ineficiência do efeito de limpeza em casos de entrada de alimento nas vias aéreas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas da questão 1190168
Pular para o conteúdo principal