Questão
ID 1190168Disciplina: Fonoaudiologia
Assunto: Atuação Fonoaudiológica em UTI
Ano: 2019 Banca: CEFETBAHIA - Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Bahia Órgão: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
A traqueostomia é indicada quando há obstrução da via aérea, retenção de secreção e outras insuficiências respiratórias. Esta intervenção compromete a anatomia e a fisiologia de sistemas envolvidos na respiração, comunicação e alimentação.
Considerando o impacto da traqueostomia na fonação e deglutição, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As alterações vocais em pacientes traqueostomizados ocorrem devido ao aumento da pressão infraglótica e consequente comprometimento da mobilidade e força da musculatura intrínseca da laringe.
( ) A intubação prolongada está associada a alterações da mecânica fonatória, as quais permanecem após a extubação, sendo potencializadas pelas modificações decorrentes da presença da cânula de traqueostomia.
( ) O balão insuflado pode comprometer a fase esofágica da deglutição, mesmo após a desinsuflação deste, pois a dificuldade no trânsito do alimento no esôfago pode permanecer em função da dilatação promovida pelo balão.
( ) A presença da traqueostomia reduz a pressão e a quantidade do fluxo aéreo, comprometendo o reflexo de tosse e, consequentemente, aumentando o risco de aspiração pela ineficiência do efeito de limpeza em casos de entrada de alimento nas vias aéreas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é