Questão 1180840

Geografia · 2019

Questão

ID 1180840

Disciplina: Geografia

Assunto: Produção do Espaço: Processos Espaciais

Ano: 2019 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Secretaria de Educação e Esporte do Acre


Leia o fragmento a seguir: “A distância entre os desiguais, na cidade, não se opera mais, predominantemente, a partir da lógica de periferização dos mais pobres e de destinação, aos mais ricos, das áreas centrais e pericentrais, as melhores dotadas de meios de consumo coletivo (infraestruturas, equipamentos e serviços urbanos). Os sistemas de segurança urbana oferecem condições para que a separação possa se aprofundar, ainda que se justaponham, no “centro” e na “periferia” segmentos sociais com níveis desiguais de poder aquisitivo e com diferentes interesses de consumo.”

(SPOSITO, Maria Encarnação B. A produção doespaço urbano: escalas diferenças e desigualdades

socioespaciais. In: A Produção do Espaço Urbano: agentes eprocessos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011,pp 140-141).

Com base no fragmento, pode-se identificar a seguinte característica nos grandes centros urbanos:

Alternativas da questão 1180840
Pular para o conteúdo principal