Questão 1179518

Farmácia · 2022

Questão

ID 1179518

Disciplina: Farmácia

Assunto: Portaria SVS/MS Nº 344/1998 — Substâncias e Medicamentos Sujeitos a Controle Especial

Ano: 2022 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Acre


A portaria no 344, de 12 de maio de 1998, aprovou o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Analise as afirmativas se seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A prescrição de medicamentos à base de substâncias antirretrovirais (lista "C4"), só poderá ser feita por médico e será aviada ou dispensada nas farmácias do Sistema Único de Saúde, em formulário próprio estabelecido pelo programa doenças sexualmente transmissíveis, onde a receita ficará retida. Ao paciente, deverá ser entregue um receituário médico com informações sobre seu tratamento.

( ) As substâncias constantes das listas do regulamento técnico da portaria no 344 e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham, existentes nos estabelecimentos, deverão ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do auxiliar de farmácia.

( ) A Notificação de receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos à base de substâncias constantes das listas "A1" e "A2" (entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóicas para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras).

( ) As farmácias de unidades hospitalares, clínicas médicas e veterinárias, ficam dispensadas da apresentação do balanço de medicamentos psicoativos e de outros sujeitos a controle especial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas da questão 1179518
Pular para o conteúdo principal