Questão 1175040

Química · 2011

Questão

ID 1175040

Disciplina: Química

Assunto: Entropia e Energia Livre de Gibbs

Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo


Mais que qualquer outro tecido, a pele humana está exposta a inúmeros agentes químicos, físicos e microbiológicos, muitos dos quais induzem a formação de espécies reativas de oxigênio, como o superóxido \(\left(\cdot O_2^-\right)\) . Essa espécie radicalar, quando protonada, conforme descrito na equação 1, a seguir, tem a capacidade de atravessar membranas, podendo causar danos biológicos severos. A enzima superóxido dismutase (SOD), presente no sistema antioxidante cutâneo, converte eletroquimicamente o superóxido em peróxido de hidrogênio (H2O2), conforme descrito na equação 2, prevenindo os danos que poderiam ser causados por esse radical.

\(H^{+}+(\cdot O_{2}^{-})\rightleftharpoons \cdot HO_2(1)\)

\(2\cdot O_{2}^{-}+2H^+\overset{SOD}{\rightleftharpoons }H_2O_2+O_2(2)\)

T. Guaratini; M. G. H. Medeiros; P. Colepicolo.

Química Nova, 30, 2007, 206 (com adaptações).



Considerando-se que, no processo eletroquímico de dismutação do superóxido, conforme descrito na equação 2, o coeficiente estequiométrico dos elétrons nas semirreações envolvidas seja igual a 2, balanceando-as com os menores números inteiros, e que o potencial elétrico padrão da célula seja igual a 1,64 V, é correto afirmar que o módulo da variação padrão da energia livre de Gibbs para o processo é superior a 300 kJ.

Alternativas da questão 1175040
Pular para o conteúdo principal