Questão
ID 1173096Disciplina: Medicina
Assunto: Infecções Parasitárias Pediátricas
Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo
Acerca das diversas situações clínicas que o pediatra enfrenta, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Uma mãe com diagnóstico de fase crônica da doença de Chagas, com arritmia cardíaca, resolveu ter um filho e consultou um pediatra acerca do risco de a criança ser infectada e apresentar distúrbios cardiológicos nos primeiros dois anos de vida. Nesse quadro clínico, o pediatra deverá informar que a chance de a criança ser infectada é de 50% e que, naqueles infectados, 90% apresentam manifestações cardíacas até os dois anos de vida.