Questão 1172716

Medicina · 2008

Questão

ID 1172716

Disciplina: Medicina

Assunto: Nefropatia Diabética

Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo


Um senhor com 55 anos de idade, tabagista, tem diagnóstico de diabetes melito há 15 anos. Ele vem fazendo uso de glucoformina e de dieta, mantendo glicemia de jejum em 120 mg/dL e hemoglobina glicada de 7,3 %, e apresenta, há 2 anos, hipertensão arterial controlada com nifedipina retard 20 mg duas vezes ao dia. Na última avaliação, há um mês, seus exames mostraram presença de microalbuminúria (excreção urinária de albumina de 250 mg/24 h). Sua depuração de creatinina medida foi de 98 mL/min/1,73 m2.

Com respeito a caso clínico acima relatado, julgue os seguintes itens.



A presença da microalbuminúria é indicação para o uso preferencial de uma droga inibidora da enzima de conversão da angiotensina ou inibidora do receptor AT1 da angiotensina II.

Alternativas da questão 1172716
Pular para o conteúdo principal