Questão 1172347

Medicina · 2008

Questão

ID 1172347

Disciplina: Medicina

Assunto: Dermatoses Papuloescamosas

Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo


Uma paciente de cor branca, com 40 anos de idade, procurou assistência médica, informando que, há um mês, surgiram-lhe, nas superfícies de extensão dos cotovelos e joelhos, lesões vermelhas com prurido. Ela informou que já usou e está usando várias medicações tópicas cujos nomes não sabe informar, sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, informou ser portadora de diabetes melito. Ao exame dermatológico, apresentou lesões eritematopapulodescamativas de cor esbranquiçada, localizadas nas superfícies de extensão das articulações dos joelhos e cotovelos.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.



Para auxiliar no diagnóstico desse caso clínico, é necessário realizar exame minucioso e constatar o brilho das lesões e verificar se há sinais característicos, como as estrias de Wickham e o sinal de Nikolsky, que podem surgir na psoríase.
Alternativas da questão 1172347
Pular para o conteúdo principal