Questão 1169870

Medicina · 2010

Questão

ID 1169870

Disciplina: Medicina

Assunto: Remodelação Óssea e Vitamina D

Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Uma paciente renal crônica, realizando hemodiálise há três anos, apresentou se, em consultório, com acentuada assimetria facial. Exames radiográficos mostraram extensa lesão radiotransparente e exames laboratoriais revelavam elevação nos valores do paratormônio, cálcio e fosfatase alcalina e diminuição dos valores de fosfato. Exames microscópios indicaram células gigantes multinucleaclas permeando células mesenquimais fusiformes em um estroma frouxo e edematoso.

A partir desse quadro clinico,julgue os itens que se seguem



OS mediadores sistêmicos da reabsorção são o paratormônio, a vitamina D, a calcitonina e os estrógenos. OS mediadores locais são as citocinas, os fatores de crescimento e os produtos do ácido araquidônico, como as quimiotaxinas.

Alternativas da questão 1169870
Pular para o conteúdo principal