Questão
ID 1167422Disciplina: Medicina
Assuntos: Distúrbios de Neutrófilos, Eosinófilos e Leucócitos
Ano: 2013 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Uma paciente primigesta de vinte e três anos de idade, na 36.a semana de gravidez, sem antecedentes patológicos pregressos, durante a consulta de rotina do pré-natal, queixou-se de constipação e azia. Ao exame clínico, a paciente apresentava bom estado geral, corada, com edema de membros inferiores +/+4, pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg, pulso de 92 bpm, altura de fundo uterino de 32 cm, batimentos cardíacos fetais na frequência de 135 bpm. Entre os exames laboratoriais, ela apresentou um hemograma com leucometria de 12.000, com 60% de segmentados, 25% de linfócitos e 1% de bastonetes, hematócrito de 33% e hemoglobina de 11,5 g/dL, plaquetas de 97.000 mm³. A sorologia VDRL revelou um título de 1:32. A sorologia para toxoplasmose mostrou IgG e IgM.
Diante do quadro clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A leucometria e a frequência cardíaca da gestante sugerem a presença de um foco infeccioso agudo e requer investigação apropriada.