Questão 1163875

Medicina · 2015

Questão

ID 1163875

Disciplina: Medicina

Assunto: Síndrome do Desconforto Respiratório do RN

Ano: 2015 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico referente à assistência ao recém-nascido, seguido de uma assertiva a ser julgada.



Um médico estava assistindo um recém-nascido de termo, que nasceu em apneia e envolto em líquido amniótico claro. Inicialmente, ele posicionou o recém-nascido em decúbito dorsal, aspirou suas vias aéreas e lhe aplicou breves piparotes. Enquanto o médico aplicava os procedimentos descritos, o auxiliar secou o bebê e retirou os campos úmidos. Entretanto, o recém-nascido não iniciou a respiração. Até essa etapa, já tinham se passado trinta segundos. O médico, então, solicitou que seu auxiliar monitorizasse a saturação de O2 em membro superior direito do recém-nascido, que estava em 80%, e iniciou o procedimento de ventilação com pressão positiva por meio de um balão de ressuscitação manual. Nesse caso, de acordo com as normas de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, a ventilação com pressão positiva deve ser administrada com uma mistura de ar que contenha uma fração de oxigênio de 80%, a fim de se garantir um aumento da saturação de O2 até 90% no primeiro minuto.
Alternativas da questão 1163875
Pular para o conteúdo principal