Questão 1163247

Metodologia Científica · 2016

Questão

ID 1163247

Disciplina: Metodologia Científica

Assuntos: Técnicas de Coleta de Dados (questionário, entrevista, observação)

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Ao conceber o processo de pesquisa como um mosaico que descreve um fenômeno complexo a ser compreendido, é fácil entender que as peças individuais representem um espectro de métodos e técnicas, que precisam estar abertas a novas ideias, perguntas e dados. Ao mesmo tempo, a diversidade nas peças desse mosaico inclui perguntas fechadas e abertas, implica passos predeterminados e abertos, utiliza procedimentos qualitativos e quantitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: é esta a questão? In: Revista Psicologia: teoria e pesquisa. Maio-agosto de 2006. V. 22, no 2, P. 212, com adaptações.

No que se refere aos instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em psicologia, julgue os itens a seguir.



A técnica da observação participante, também conhecida como observação ativa, caracteriza-se pelo fato de que o observador deve zelar pela absoluta neutralidade, buscando não se misturar aos membros do grupo ou da comunidade que se está investigando.
Alternativas da questão 1163247
Pular para o conteúdo principal