Questão 1162968

Medicina · 2016

Questão

ID 1162968

Disciplina: Medicina

Assunto: Doenças do Ombro

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Considere hipoteticamente que certa paciente de 45 anos de idade, médica, cirurgiã plástica, praticante de esportes de aventura, sofreu uma queda em um treino de bicicleta e fraturou a tuberosidade maior do úmero esquerdo. No exame de imagem de ressonância magnética, ficou constatada uma fratura por avulsão. A paciente foi submetida a tratamento cirúrgico para fixação da fratura e encaminhada para fisioterapia. Durante a entrevista da fisioterapia, relatou que também era praticante de tênis de maneira recreacional e que sentia dor no ombro direito no momento do saque e no cotovelo direito no momento de backhand.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.



No estudo radiológico, a classificação do tipo de acrômio é importante para a determinação de uma maior ou menor possibilidade de impacto no ombro. Pela classificação de Bigliani, o acrômio tipo “curvo” é o de pior prognóstico e de maior impactação com os tecidos moles subacromiais.
Alternativas da questão 1162968
Pular para o conteúdo principal