Questão 1162632

Farmácia · 2016

Questão

ID 1162632

Disciplina: Farmácia

Assunto: Assistência Pública (Política Nacional de Assistência Farmacêutica)

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


P. H. D, sexo masculino, 5 anos de idade, é portador de doença de Nieman Pick Tipo C (NPC), uma síndrome rara relacionada ao transporte intralisossomal de colesterol, que leva ao acúmulo de glicoesfingolipídios que tem, por via final, a ativação da apoptose pela via do cálcio e leva à neurodegeneração e a outras a degenerações orgânicas. Há três anos, vem piorando a funcionalidade, a paralisia supranuclear, a ataxia, a distonia e os sinais de liberação extrapiramidais. Recentemente, foi aprovado um novo tratamento modificador do curso da doença na Europa, Canadá e Brasil, o ZAVESCA® (Miglustat). Para conseguir a medicação, integrante do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), mas indisponível no momento, o advogado da família impetrou ação em desfavor do Estado, sob a arguição da solidariedade que emerge do art. 196 da Constituição Federal (CF), sendo atendido liminarmente. Considerando o caso apresentado, a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à saúde garantido pela Constituição, julgue os itens a seguir.



O CEAF consolida como importante a estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, isto é, tanto por considerar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) na inserção de linhas de cuidado quanto por representar investimentos pouco significativos em relação ao montante de investimentos do SUS.
Alternativas da questão 1162632
Pular para o conteúdo principal