Questão 1162619

Medicina · 2016

Questão

ID 1162619

Disciplina: Medicina

Assunto: Cuidados Paliativos (Aspectos Clínicos Gerais)

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Paciente, 88 anos de idade, ex-tabagista, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica avançada, em uso de oxigenioterapia domiciliar, foi internada por nova infecção respiratória e, apesar do tratamento administrado, não vem apresentando resposta clínica satisfatória, evoluindo com piora do quadro clínico, desconforto respiratório, anorexia e confusão mental.

Considerando esse caso clínico e os cuidados instituídos em fim de vida, julgue os itens a seguir.



A confusão mental é frequente nos idosos em fase final e incomoda a família. As etiologias mais comuns são iatogenia, hipóxia, distúrbio metabólico, infecção e doença primária do sistema nervoso central. Sempre se deve intervir farmacologicamente nas situações de confusão mental, a fim de reduzir a ansiedade da família do paciente.
Alternativas da questão 1162619
Pular para o conteúdo principal