Questão 1162547

Psicologia · 2016

Questão

ID 1162547

Disciplina: Psicologia

Assunto: DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico)

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Paciente, 21 anos de idade, é trazido ao setor de emergência depois de ser encontrado na garagem da respectiva casa, trabalhando freneticamente em um projeto que, segundo ele, resolveria a crise de combustível mundial. O jovem afirma que o pipoqueiro que trabalha na respectiva faculdade é um espião estrangeiro das grandes potências petrolíferas e que estava tentando impedir o progresso do paciente. Não consegue parar de falar sobre o projeto e não deixa ninguém mais falar. Nas últimas semanas, tem lido sobre geopolítica do petróleo até tarde da noite e dormido muito pouco. Apesar disso, parece ter muita energia e surpreende os amigos com planos detalhados de como vai salvar o mundo.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.



Os transtornos mentais comórbidos são comuns, sendo os mais frequentes os transtornos de ansiedade (ataques de pânico, transtorno de ansiedade social, fobia específica), que ocorrem em cerca de três quartos dos indivíduos.
Alternativas da questão 1162547
Pular para o conteúdo principal