Questão 1162490

Medicina · 2016

Questão

ID 1162490

Disciplina: Medicina

Assunto: Transtornos por Uso de Substâncias

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Paciente, sexo masculino, 44 anos de idade, tabagista há cerca de 30 anos (20 cigarros/dia), procura ajuda psiquiátrica porque decidiu parar de fumar. Durante a anamnese, ele conta que também faz uso de maconha e que, em relação a essa substância, não sabe se está preparado ou se vai conseguir parar o uso. No decorrer da entrevista, mostra-se ambivalente também quanto à cessação do tabagismo.

Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.



O teste de Fagerström é uma escala importante no momento de avaliar a gravidade da dependência de nicotina. Nesse caso, se o paciente se encontra ambivalente em relação à parada do consumo, é recomendado que seja administrada a terapia de reposição de nicotina com adesivo, por ter esta maior adesão ao tratamento.
Alternativas da questão 1162490
Pular para o conteúdo principal