Questão 1162402

Medicina · 2016

Questão

ID 1162402

Disciplina: Medicina

Assunto: Doença Renal Policística

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Paciente, 40 anos de idade, sexo masculino, vai ao consultório com queixa de desconforto abdominal, mais pronunciado em flanco esquerdo há cerca de um mês e hematúria macroscópica que iniciou há uma semana, com duração de dois dias. Refere estar em tratamento de hipertensão arterial sistêmica há dois anos com losartana. Em exames de rotina realizados há três meses, apresentou creatinina = 2,5 mg/dL, ureia = 75 mg/dL, USG de rins e vias urinárias com aumento de volume renal e seis cistos bilaterais, sendo encaminhado ao nefrologista.

Com base no caso clínico e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.



É correto afirmar que se trata de uma doença renal policística autossômica dominante (DRPAD) de provável mutação PKD 1 (Polycystic Kidney Disease 1).
Alternativas da questão 1162402
Pular para o conteúdo principal