Questão 1162382

Medicina · 2016

Questão

ID 1162382

Disciplina: Medicina

Assunto: Insuficiência Renal Aguda (IRA / LRA)

Ano: 2016 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Paciente de 69 anos de idade, portadora de diabetes e hipertensão há 15 anos, faz uso regular de enalapril, glibenclamida, metformina e furosemida. Foi admitida para internação hospitalar em razão de quadro de precordialgia há um dia. Sua creatinina inicial era de 2,0 mg/dL. No dia da internação, houve piora da precordialgia, e a paciente necessitou ser submetida a cateterismo com stent. No terceiro dia de internação, foi solicitada nova creatinina, que apresentava valor de 2,6 mg/dL.

Com base nas informações apresentadas e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.



No caso clínico em questão, é correto considerar o diagnóstico de lesão renal aguda induzida por contraste, que é determinado pelo aumento do nível de creatinina sérica ≥ 0,5 mg acima da creatinina basal dentro de 24 a 72 horas após o recebimento de contraste, excluindose as demais causas de lesão renal aguda.
Alternativas da questão 1162382
Pular para o conteúdo principal