Questão 116130

Enfermagem · 2025

Questão

ID 116130

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Vias de Administração de Medicação

Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Palma Sola


A administração parenteral de medicamentos exige conhecimento técnico rigoroso sobre as vias, volumes máximos, ângulos de inserção e locais anatômicos adequados. A escolha da via está diretamente relacionada à velocidade de absorção desejada, ao tipo de substância administrada e à condição clínica do paciente. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.


Coluna A (termos)

1.Via intradérmica.

2.Via subcutânea.

3.Via intramuscular.


Coluna B (descrições)

(__)Promove uma absorção lenta, sendo comumente utilizada para a administração de medicamentos de uso contínuo (p. ex.: aplicação de insulina, heparina ou enoxaparina). Os locais preferenciais de administração são a face superior externa do braço, a face anterior da coxa, a região supra e infraumbilical, sendo o volume máximo para essa via de 1 mL.

(__)Apropriada para a introdução de agentes terapêuticos irritantes (p. ex.: aquosos ou oleosos) e para aqueles que necessitam rápida absorção e efeitos mais imediatos.

(__)É uma via de absorção muito lenta, utilizada principalmente na administração da vacina BCG. O local comumente utilizado é a face anterior do antebraço e o volume máximo é de 0,5 mL.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas da questão 116130
Pular para o conteúdo principal