Questão
ID 1155714Disciplina: Enfermagem
Assunto: Gasometria
Ano: 2018 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Os distúrbios acidobásicos estão associados ao grande risco de disfunção de órgãos e sistemas, além de óbitos, em pacientes internados em unidades de urgência e emergência. A punção arterial para fins de gasometria é um procedimento específico do enfermeiro e demanda competência técnica e científica para a respectiva execução.
Com relação à gasometria arterial, julgue os itens.
Para a identificação e classificação dos distúrbios do equilíbrio ácido-base como simples ou misto, devem ser verificadas as respostas compensatórias dos pulmões e do trato digestório, e o passo fundamental para isso é a realização do diagnóstico hemogasométrico.