Questão
ID 1151621Disciplina: Medicina
Assunto: Mastologia Masculina e Ginecomastia
Ano: 2020 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Um homem de 72 anos de idade, pardo, aposentado da profissão de engenheiro, com história prévia de hipertensão arterial sistêmica, tratada com hidroclorotiazida e espironolactona, faz uso de finasterida para queda de cabelos, apresenta massa endurecida na mama esquerda, com cerca de 2 cm x 1,8 cm, com retração mamilar e sem aderência ao músculo grande peitoral. A palpação da axila não indica linfadenopatias. O médico assistente solicitou mamografia que demostrou presença de nódulo irregular, com margens espiculadas, de alta densidade associada à retração papilar categoria BIRADS V. O paciente é submetido a uma core biópsia da lesão, sendo diagnosticado carcinoma mamário invasor ductal do tipo habitual grau II.
Considerando esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
O tipo histológico carcinoma ductal infiltrante é uma variante pouco frequente do câncer de mama masculino, uma vez que não há desenvolvimento ductal em homens em virtude da não possibilidade de lactação.