Questão 1151152

Medicina · 2020

Questão

ID 1151152

Disciplina: Medicina

Assunto: Doenças Alérgicas

Ano: 2020 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Um lactente de 45 dias de vida é encaminhado ao pediatra com relato de quatro episódios, nessa semana, de rajas de sangue nas fezes. Ele nasceu de parto natural, a termo, sem intercorrências neonatais. Há seis dias, o pai ofereceu-lhe apenas uma mamadeira de fórmula regular, sem observar nenhum sintoma ao consumo ou logo após. Em aleitamento materno exclusivo, não há febre, diarreia, alteração do estado geral ou outro sintoma. Ao exame, verifica-se bom ganho ponderal, sem nenhuma alteração digna de nota. O lactente encontra-se ativo e mama avidamente, com boa pega ao seio materno.

Acerca desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.



Antecedente familiar de atopia (rinite alégica, asma, dermatite atópica) corrobora o fator de risco para a ocorrência de alergia alimentar.

Alternativas da questão 1151152
Pular para o conteúdo principal