Questão 1150639

Medicina · 2020

Questão

ID 1150639

Disciplina: Medicina

Assunto: Doenças da Válvula Aórtica

Ano: 2020 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Um paciente de 79 anos de idade comparece a consulta ambulatorial com queixa de dispneia, aos esforços impedindo as respectivas atividades habituais durante a hidroginástica, há seis meses. Ao exame físico, verificam-se FC = 90 bpm, FR = 18 irpm, SatO2 = 96 %, presença de sopro sistólico ejetivo em foco aórtico com irradiação para base do pescoço, sem alterações na ausculta respiratória, turgência jugular ou edema de membros inferiores. Apresenta apenas dislipidemia como história médica relevante e a radiografia de tórax não revela cardiomegalia ou alterações em campos pulmonares. O eletrocardiograma demonstra sobrecarga de câmaras esquerdas. É realizado um ecocardiograma, ainda sem o resultado oficial, mas o paciente é informado de que apresenta estenose aórtica.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.



Se confirmado o diagnóstico de estenose aórtica anatomicamente importante, o tratamento clínico otimizado deve ser iniciado para esse paciente, e os procedimentos de abordagem da valva aórtica ficam reservados para os pacientes com persistência dos sintomas.

Alternativas da questão 1150639
Pular para o conteúdo principal