Questão
ID 1148350Disciplina: Medicina
Assunto: Cirurgia Oncológica
Ano: 2020 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Um paciente de 34 anos de idade procura atendimento médico na unidade básica de saúde da própria cidade com queixa de discreta perda de peso, sangramento intestinal e empachamento pós-prandial. Foi solicitada uma endoscopia digestiva alta, em que se observa abaulamento de 4 cm em antro gástrico, bem limitada, sem comprometer mucosa e serosa. Sugere-se que seja um tumor de células estromais (GIST).
No que tange a esse caso clínico e ao GIST, julgue os itens a seguir.
A principal modalidade de tratamento para os GIST primários é sua completa ressecção cirúrgica. Raramente esses tumores mesenquimais apresentam metástases linfonodais, não sendo necessário linfadenectomia, apenas se houver comprometimento de linfonodos locorregionais.