Questão
ID 1147874Disciplina: Fisioterapia
Assunto: Plano de Tratamento
Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
O câncer do colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo, com aproximadamente 1,8 milhões de novos casos diagnosticados apenas em um ano. Um paciente homem de aproximadamente 66 anos de idade deu entrada no serviço de acompanhamento fisioterapêutico pós-operatório (PO) com encaminhamento médico para continuidade de tratamento devido à cirurgia de câncer do colorretal. Paciente apresenta 70 dias de PO e teve algumas complicações iniciais como feridas locais, infecções torácicas, vazamento de anastomose e hemorragia. O paciente apresenta níveis de sedentarismo altíssimos, com restrições de amplitude de movimento em região lombotorácica e de quadril, hipotrofia generalizada em MMII, hipotonia em musculatura do CORE e dor, fadiga e cardiotoxicidade. Dentro dos contextos biopsicossociais o paciente apresenta: ansiedade, depressão e redução da qualidade de vida. Acerca das informações acima, julgue os itens a seguir.
Os exercícios com características de aplicabilidade aeróbicas devem ser empregados em sessões contínuas e intervalos de 70%-95% da FCmáx; 11-15 percepção do esforço (escala 6-20 de Borg).