Questão
ID 1147778Disciplina: Medicina
Assunto: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Atualmente, as diferenças e as desigualdades são artificialmente transformadas em doenças e transtornos, que retiram a vida de cena e criam uma epidemia de diagnósticos de transtornos mentais. Os processos de medicalização e patologização, alicerçado em discursos e práticas normativas e autoritárias, tentam padronizar comportamentos e condutas na infância.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Diagnósticos comuns ao público infantojuvenil, como Transtorno por Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Oposicionista Desafiante (TOD) são adequadamente justificados em razão de um cérebro com neurotransmissores geneticamente defeituosos, não sendo necessária avaliação do contexto social.