Questão 1147306

Psicologia · 2021

Questão

ID 1147306

Disciplina: Psicologia

Assunto: Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky)

Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


__O conceito de aprendizagem emergiu das investigações empiristas em psicologia, ou seja, de investigações levadas a termo com base no pressuposto de que todo conhecimento provém da experiência. Isso significa afirmar o primado absoluto do objeto e considerar o sujeito como uma tábula rasa, uma cera mole, cujas impressões do mundo, formadas pelos órgãos dos sentidos, são associadas umas às outras, dando lugar ao conhecimento. O conhecimento é, portanto, uma cadeia de ideias atomisticamente formada a partir do registro dos fatos e se reduz a uma simples cópia do real.

GIUSTA, A. Concepções de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas.

In: Rev. Educ. Belo Horizonte, v.1, 1985, com adaptações.

A respeito das teorias da aprendizagem, julgue os itens a seguir.



O processo de aprendizagem, tomado a partir da psicologia histórico cultural de Vygotsky, é compreendido a partir da ideia de que o ser humano constrói ativamente seu conhecimento acerca da realidade externa e de que as interações entre os sujeitos são um fator primordial para o seu desenvolvimento intelectual e afetivo. Isso se dá especialmente quando o sujeito assimila e acomoda o conteúdo que lhe chega.

Alternativas da questão 1147306
Pular para o conteúdo principal