Questão 1146379

Medicina · 2021

Questão

ID 1146379

Disciplina: Medicina

Assunto: Doenças Gastrointestinais Pediátricas

Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Um lactente de 4 meses de vida foi trazido à consulta com alergista pediátrico pela mãe, por fezes com sangue. Recebeu aleitamento materno exclusivo até uma semana atrás, quando a mãe precisou retornar ao trabalho e iniciou mamadeiras com fórmula regular para a idade. Ela percebeu então o aparecimento de muco e rajas de sangue nas fezes da criança, sem cólicas ou outros sintomas associados. O desenvolvimento neuropsicomotor da criança é normal, as curvas de crescimento dentro da normalidade e não apresenta outras doenças. Mãe continua oferecendo a fórmula para a criança e acha que o quadro vem piorando. Ainda não introduziu dieta suplementar. Ao exame físico, o lactente encontra-se em ótimo estado geral, ativo, sinais vitais apresentando FC = 100 bpm, FR = 34 irpm, PA = 90 mmHg x 50 mmHg e SatO2 = 99%. Abdome flácido, sem distensão, aparentemente indolor, RHA+.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.



A criança apresenta quadro sugestivo de alergia à proteína do leite de vaca não IgE mediada/proctocolite alérgica e a mãe deve ser orientada a retirar o leite de vaca da sua dieta e suplementar com fórmula de soja.

Alternativas da questão 1146379
Pular para o conteúdo principal