Questão
ID 1146344Disciplina: Medicina
Assunto: Emergências Toxicológicas
Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Um paciente de 68 anos de idade tentou suicídio pulando da passarela em uma rodovia de alta velocidade. Sofreu múltiplos traumatismos, mas está se recuperando bem em tratamento hospitalar. Necessita de avaliação, pois refere muita tristeza, fala que sua vida não tem mais sentido, reclama de ansiedade e de angústia permanentes. Chora com facilidade, tem dificuldades para dormir e não tem vontade de comer. Conta que vive em desespero desde que seu marido foi acidentado e morreu há 3 anos. Nesta época iniciou o uso excessivo de álcool. Sua vida era este casamento, porque havia se afastado da família por serem muito religiosos e preconceituosos com sua homossexualidade.
Quanto a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No manejo do delirium por álcool na emergência está indicado o uso de clordiazepóxido, e também pode ser acrescentado haloperidol para sintomas psicóticos, caso necessário.