Questão
ID 1146166Disciplina: Medicina
Assunto: Doenças Alérgicas
Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Um paciente de 35 anos de idade procurou atendimento por crises recorrentes de obstrução nasal persistente, com roncos noturnos e respiração bucal. Nas crises mais intensas tem prurido e espirros em salvas associado. Relata que os sintomas não o incomodavam antes, mas agora que está trabalhando em um pet shop vem apresentando crises diárias com impacto nas suas atividades. Nega qualquer doença prévia ou uso contínuo de medicações. Usava loratadina nas crises, mas agora não tem obtido resposta. O exame das cavidades nasais demonstrou mucosa nasal pálida e hipertrofia intensa de corneto inferior direito e moderada de corneto inferior esquerdo. Ausculta cardiopulmonar sem alterações. Sinais vitais apresentam FC = 88 bpm, FR = 16 irpm e SatO2 = 100%.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Os descongestionantes tópicos nasais devem ser utilizados por no máximo até trinta dias, uma vez que o risco de rinite medicamentosa de rebote, muitas vezes de difícil resolução, aumenta após o uso mais prolongado.